segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Quer ser mais produtivo em 2012? Então, planeje-se!


"Todo dia ouço alguém dizer sobre como o tempo têm passado rápido demais, ou comentar que, quando percebeu, já estava no final do ano. Se tiver uma coisa de que ninguém pode duvidar, é de que o tempo não para nunca! Isso é fato. O problema da falta de tempo de que as pessoas ainda não entenderam o básico: devemos nos adaptar às 24 horas que temos disponíveis para realizar as nossas atividades, e não ficar desejando que o tempo seja maior, o dia tenha mais horas...
Analise como foi seu ano em 2011. Ele foi produtivo? Você chegou a realizar as suas promessas feitas no começo do ano? Não? Então, está na hora de traçar um planejamento para que em 2012 sua lista de tarefas cumpridas seja mais extensa! Aproveite esses últimos meses para organizar os seus pensamentos e listar aquilo que realmente quer fazer no próximo ano. Para isso, leve em consideração:

Revise o que é importante para você – Ano que vem você precisará de mais foco para não perder tempo à toa. Se questione e tenha clareza em suas respostas. "Que atividades eu devo focar em 2012 e quais devo descartar? Faça uma lista de "FOCO" e outra de "STOPs", depois de concluída faça uma lista de prioridades por ordem de importância. Olhe para os 5 primeiros itens da lista e detalhe um plano de ação na sua agenda para cada um deles.

Use uma agenda – Aproveite o começo do ano para escolher uma ferramenta única, centralizada e prática, em que você possa centralizar todos os seus planos. Tenha uma agenda.

Tenha poucas metas – Não adianta fazer muitos planos, o melhor é focar em poucos objetivos ao longo do ano, mas que sejam relevantes e viáveis. Como roteiro, pense exatamente no que você quer e defina, pense em indicadores (quanto precisará investir) e em uma lista de ações práticas, de curta duração.

Crie pontos de controle – A cada bimestre, agende uma reunião de 1 hora com você mesmo para revisar seus planos, suas metas, seus "FOCOs" e "STOPs". Isso diminui o risco de que a promessa caia em desuso ao longo da execução.

Compartilhe seus objetivos com alguém de confiança – Escolha uma pessoa próxima, que ajude você a manter o nível de confiança, motivação e o questione sobre os planos. Pode ser um coaching profissional ou aquele amigo que faz você pensar na vida.

Coloque você no seu ano – Quanto mais tempo tiver para você, mais energia terá para executar seus planos em 2012. Inclua atividades de lazer, esporte, ócio ou o que fizer você "recarregar as baterias" com uma periodicidade quinzenal.

Com essas ações você terá mais controle e foco sobre aquilo que deseja realizar. Esses serão os primeiros passos para que o próximo ano seja mais produtivo!"

Tenha uma ótima semana!

5 comentários:

  1. Muito bem dito tudo que vc falou aqui. Temos mesmo que fazer um planejamento e tomarmos decisoes pra tudo sair bem. Bj

    ResponderExcluir
  2. Muito bem dito tudo que vc falou aqui. Temos mesmo que fazer um planejamento e tomarmos decisoes pra tudo sair bem. Bj

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Rô!
    Realmente o tempo corre e cabe a nós o uso adequeado dele, né? Estou tentando administrar melhor o meu tempo e a coisas tem dado certo. É claro que normalmente queremos fazer mais do que podemos, inventamos metas loucas, mas isso vamos também aprendendo a enxugar.
    Pra mim a agenda é uma mão na roda. Ajuda a não desviar do foco e faz com que, se seguida, o dia seja mais produtivo e sem aquela coisa de lamentações do que não me lembrei de fazer.
    Até mesmo pra blogar estou me organizando e já começo a ver a coisa funcionar. Já estou menos enrolada, viu?
    Bjks no coração
    Re

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô

    Tudo o que vc falou eu tenho tentado fazer e olha, tem dado muito certo!!!!
    Realmente se não planejarmos corremos o risco de chegar em dezembro e dizer, nossa, não fiz nada!!!!

    Um bjo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post e muito útil para mim! Li tudinho com atenção!
    Bjs e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muuuuuito bem vindo... Obrigada!