domingo, 22 de janeiro de 2012

Temperinhos delícia!



Alecrim: de aroma fresco, que lembra o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.
Cebolinha verde: Muito usada em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.
Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. É o principal ingrediente do molho ao pesto.
Salsa: Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratar.
Sálvia: Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.
Tomilho: Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.
E você hein? Já tem uma hortinha? E não vale dizer que não tem espaço, pois até em vasinho dá prá ter os temperinhos pro dia a dia.
beijinhos e bom domingo!

8 comentários:

  1. Adoro temperos, amo usar alecrim no frango solta aquele aroma na cozinha, divino...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que legal...vc sabe que adoro temperos...tenho vários!
    Parabéns pela sua plantação...com certeza sua casa é pura energia positiva, assim as plantas vão bem!
    Beijos e boa semana com muita criatividade e energia positiva!
    CamomilaRosa

    PS: E o selinho seu...vc não conseguiu pegar? Deixei ele lá no meu Blog linkado aqui!

    ResponderExcluir
  3. Minhas plantinhas não estão fofas como as suas... O longo período de chuva fez um estrago por aqui. Agora é hora de começar tudo de novo. Logo mostro o resultado.
    Bjks
    Re

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, tô montando uma pequena hortinha em casa,
    e confesso, estou adorando este meu novo hobby!!!!
    Seu blog serviu de inspiração pra mim, adoro sua varanda!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei Rô...
    Logo mais vou mudar de casa, e já estou co boas idéias pra ter a minha hortinha, o único problema é que eu tenho horror a minhoca, espero que não surja nenhuma pra me visitar....
    Bjs,
    Nádia - VelociArte

    ResponderExcluir
  6. Oi,Rô!
    Pura delícia ver estes teus lindos vasinhos de temperinhos! Também adooooro!
    Mas aqui em casa,em termos de temperos , estou curtindo apenas as nossas perfumadas plantinhas de hortelã... Hummmm...Uma verdadeira maravilha,no paladar e no aroma! Acontece que a gente tinha tamém plantado outros temperinhos básicos, como salsa e cebolinha... Mas vinha algum bichinho à noite e comia quase tudo! Não sei se era algum ratinho do mato ou outro pequeno mamífero,mas o fato é que eles amavam estas plantinhas...(Rs...) Por isso, por enquanto, só nos restou o hortelã... Será que eles não gostaram do aroma? (Rs...) Pois é,minha amiga, vamos ter que encontrar um jeitinho de defender as nossas plantinhas desses bichinhos misteriosos e gulosos! (Rs...)
    E obrigada por nos trazer esta bela inspiração!
    Beijo grande pra ti!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  7. Nossa ro que vasinhos lindos, e cheinhos de temperinhos...eu adoro usar temperos na comida...a falando em berinjela,, tbm ja tive um vasinho de berinjelas...
    bjnhos rose

    ResponderExcluir
  8. Ai que lindooooo! Amei ameiiii...
    Bju
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muuuuuito bem vindo... Obrigada!