sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Projeto 365 - Foto 32


Gente, eu adooooro Manjericão. Depois da salsinha, é o meu queridinho...

Além de ter no vaso, também gosto de colher um galhinho e deixar dentro de casa perfumando o ambiente, pois o aroma é muuuuuito bom mesmo... e as flores são lindas.

Sem falar no sabor... salpicado sobre a macarronada quente... hummmm... Delícia!

Esse pé formou a partir de um galhinho que minha vizinha me deu quando soube que o meu tinha acabado. E agora já está um "pézão".

"O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos. 

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes."

 fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/manjericao-ocimum-basilicum.html

Se você também curte Manjericão, eu recomendo que faça esse Pão de Ervas... pois é muuuuito bom, viu?

beijos e bom mês de Fevereiro!

Um comentário:

  1. Tb amo manjericão, semana passada mesmo fiz uma salada com essa maravilha, ainda vou postar no blog. Linda imagem, um ótimo final de semana pra vc =*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muuuuuito bem vindo... Obrigada!